Exercício e Glutamina – Metabolismo, imunidade e suplementação

Imagem 3Dchem.com

glutamina-estrutura-molecular

É de conhecimento geral que um atleta bem nutrido tem melhor desempenho na hora de fazer exercícios, pois possui melhor condicionamento atlético, melhor recuperação após o treinamento e menos chance de ter uma injúria tecidual.

Porém é difícil ter uma nutrição completa no dia-a-dia e, por isso, muitos atletas utilizam suplementos que contém carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais e podem ser ingeridos antes, durante ou até mesmo após o exercício.

Para exercícios que de longa duração e intensidade de leve a moderada, os aminoácidos e ácidos graxos são os mais usados pelo metabolismo e dentre os aminoácidos com maior importância metabólica, está a glutamina, que existe nos tecidos musculares e ajuda na conservação e integridade dos mesmos.

A glutamina está envolvida nos processos de morte celular, ou seja, a falta dela no organismo pode ser responsável pela morte das células saudáveis. O resultado deste processo é o conhecido “envelhecimento precoce”.

Conhecido como principal substrato energético de todas as células intestinais, a glutamina também é imprescindível para sua adequada manutenção, pois é responsável pela saúde e equilíbrio intestinal. Sendo assim, é crucial para a imunidade, já que muitas células imunológicas são produzidas no intestino, assim como os neurotransmissores. O mais famoso, serotonina, é a responsável pelo bem-estar.

dra-daniela-jobst-nutricionista-funcional

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.
Atualmente atende em consultório particular em São Paulo.
Site: www.nutrijobst.com

Gostou deste post? Leia também:

Ninguém engorda por excesso de caloria

Cuide da sua saúde com o chá branco

Nozes – Um alimento ideal para o lanche da tarde

Desmistificando as porções de frutas e verduras

Exposição ao sol salva 10 vezes mais vidas por absorção de vitamina D do que causa câncer de pele

Maçã: A fruta que cuida do nosso sangue

Alimentos que combinam ou não

Banana verde: Alimento funcional gostoso e abundante no Brasil

Se gostou deste post, assine o nosso RSS Feed

Ou receba o nosso Feed por Email

13 Responses to “Exercício e Glutamina – Metabolismo, imunidade e suplementação”


  1. 1 Clayton abril 15, 2009 às 2:35 pm

    E quais alimentos contém a glutamina?

  2. 3 Michele abril 15, 2009 às 4:05 pm

    E em quais alimentos conseguimos a tal glutamina, sem precisarmos recorrer à suplementação alimentar?

  3. 4 Raquel abril 16, 2009 às 12:52 pm

    fui pega de surpresa, aos 27 anos, por um índice elevado de colesterol! o total está em 257.
    gostaria muito de umas dicas de vocês para uma dieta saudável.
    estou preocupada e gostaria de me cuidar desd já!
    obrigada!
    Raquel

  4. 5 Alexandre abril 16, 2009 às 2:13 pm

    Olá!
    Parabéns pela iniciativa.
    Convido-o a visitar o KILODRAMA (www.kilodrama.com.br).

    Abraço,
    Alexandre

  5. 6 guga abril 16, 2009 às 2:34 pm

    Oi Alex no dia 16 de abril comemora-se o dia da dieta .Aproveite e escreva um artigo sobre o dia.Como sugestão do tema :As dietas podem tornar-se doenças compulsivas .

    Mais uma vez parabéns pelo blog

    Abraços Guga


  1. 1 Nutrição funcional pode curar doenças da tireóide « Blog da Dieta Trackback em abril 30, 2009 às 1:23 pm
  2. 2 Estudo japonês mostra que o consumo de café diminui risco de câncer de útero « Blog da Dieta Trackback em maio 6, 2009 às 3:36 pm
  3. 3 Como amenizar a vontade de comer doces no inverno « Blog da Dieta Trackback em maio 13, 2009 às 8:34 am
  4. 4 Baixo nível de vitamina D pode estar associado ao ganho de peso em garotas « Blog da Dieta Trackback em junho 3, 2009 às 12:32 pm
  5. 5 Uma dieta rica em carne vermelha pode aumentar o risco de câncer da próstata « Blog da Dieta Trackback em junho 10, 2009 às 12:30 pm
  6. 6 Adoçante: Uso diário pode ser prejucial à saúde « Blog da Dieta Trackback em junho 15, 2009 às 5:57 pm
  7. 7 Alimentos orgânicos, escolha certa para qualidade de vida « Blog da Dieta Trackback em junho 17, 2009 às 12:29 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Vote no Blog clicando
no banner do topblog
Parceiros

Ajude a Divulgar
o Blog da Dieta

Blog da Dieta

Pegue o código
do banner
<a href="http://blogdadieta.com.br"
target="_blank"><img src="http://i491.
photobucket.com/albums/rr279
/alexmcosta/dieta-banner-120.jpg"
border="0" alt="Blog da Dieta"></a>
Ou se você preferir
pegue o código do link
<a href="http://blogdadieta.com.br"
target="_blank">Blog da Dieta</a>
Interessado em parcerias?
Clique aqui

Me Acompanhe no Twitter @alexmcosta

abril 2009
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Grupos do Google
Blog da Dieta
Visitar este grupo

%d blogueiros gostam disto: